Espaço voltado para descrever a vivências do Curso de Especialização em qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente

domingo, 28 de maio de 2017

04/05 - Situação Problema 2 - "Lá não tem nada disso não"



Resumindo....  
A situação problema é um diálogo de duas usuárias do SUS falando sobre formas de atendimento das UBS a partir de escuta de conversa de dois médicos... 

Confesso que essa discussão causou um nó na cabeça de todos... rsrsrs... foi intenso... levantamos vários pontos para conseguirmos chegar a nossa Questão de Aprendizagem....


  • UBS não tem qualquer gerenciamento;
  • Percepção do cliente;
  • Acolhimento;
  • Mudança de gestão exacerbou os pontos de melhoria;
  • Comunicação indevida;
    • Perda do sentido
    • Forma de tratamento para notícias
  • Importância da problematização;
    • Trazer junto do problema uma proposta
  •  Qual o real contexto dos médicos?
    • comunicação não foi clara
  • Observar ao redor;
  • "Minha vizinha" situação vai passando de um para outro;
  • Comunicação;
  • Trazer a família / paciente para junto das intervenções;
  • Estimular a transparência;
    • Gera confiança;
    • Exposição da equipe (instituição deve resguardar o funcionário);
  • Procura-se passar as falhas do processo;
    • Retirar o caráter punitivo;
  • Procura expor o erro mostrando que está buscando realizar ações corretivas;
  • EA sem processo de aprendizado é insignificante;
  • Erro - conotação negativa;
    • Buscar usar outro termo;
  • Boas práticas em comunicação - ferramentas.

Com essa chuva de idéias chegamos a seguinte questão de aprendizado:


Quais são os pontos críticos da comunicação frente ao processo de segurança do paciente? 

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