Resumindo....
A situação problema é um diálogo de duas usuárias do SUS falando sobre formas de atendimento das UBS a partir de escuta de conversa de dois médicos...
Confesso que essa discussão causou um nó na cabeça de todos... rsrsrs... foi intenso... levantamos vários pontos para conseguirmos chegar a nossa Questão de Aprendizagem....
- UBS não tem qualquer gerenciamento;
- Percepção do cliente;
- Acolhimento;
- Mudança de gestão exacerbou os pontos de melhoria;
- Comunicação indevida;
- Perda do sentido
- Forma de tratamento para notícias
- Importância da problematização;
- Trazer junto do problema uma proposta
- Qual o real contexto dos médicos?
- comunicação não foi clara
- Observar ao redor;
- "Minha vizinha" situação vai passando de um para outro;
- Comunicação;
- Trazer a família / paciente para junto das intervenções;
- Estimular a transparência;
- Gera confiança;
- Exposição da equipe (instituição deve resguardar o funcionário);
- Procura-se passar as falhas do processo;
- Retirar o caráter punitivo;
- Procura expor o erro mostrando que está buscando realizar ações corretivas;
- EA sem processo de aprendizado é insignificante;
- Erro - conotação negativa;
- Buscar usar outro termo;
- Boas práticas em comunicação - ferramentas.
Com essa chuva de idéias chegamos a seguinte questão de aprendizado:
Quais são os pontos críticos da comunicação frente ao processo de segurança do paciente?
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