No dia 26/09/17 iniciamos nosso encontro e fomos realizar a atividade de TBL....
Formamos um novo grupo para discussão composto por mim, pela Bárbara, Cláudia, Fernanda, Soraia e Priscila....
Na imagem ficou faltando a Soraia....
Contextualizamos o tema com um texto sobre os protocolos envolvendo a segurança do paciente...
"Protocolos tem um papel inestimável na promoção da segurança do paciente por meio da disponibilização da melhor abordagem baseada em evidência para apoiar a prática assistencial"
Tivemos a Videoconferência com os Especialistas Dra Laura Schiesari e o Dr. Jorge Mattar...
Sobre a implantação de protocolos...
- Requer planejamento por parte de equipe especialmente designada para tal, e deve contemplar estratégias específicas para adesão do corpo clínico;
- Assim que se inicia a implantação é preciso planejamento e estratégias;
- Parte mais difícil é a adesão do corpo clínico;
- Desafio permanente sensibilizar o corpo clínico - universal;
- Situação multifacetada, as vezes o médico se sente invadido, por isso não adere ao novo protocolo;
- Protocolo é diferente de diretriz (diretriz pode ser considerada uma adaptação de um protocolo);
- Existem instituições que referenciam os protocolos como linhas de cuidados;
- Organização e padronização dos cuidados;
- Quando referem que o protocolo é gerenciado torna-se um pleonasmo, pois todo protocolo deve ser gerenciado!
- Protocolo deve ser adaptado, ter indicadores e ser monitorado;
- Se não for gerenciado em termos de gestão, não é favorável, mas na prática assistencial, se disseminado (adesão) tem papel importante → favorece a assistência;
- Protocolo não deve ser extenso;
- Poucos indicadores, mas bem selecionados;
- Estratégias para trazer o corpo clínico:
- Apresentar versão final para possíveis adaptações;
- Sugestões;
- Sempre realizar um projeto piloto;
- Protocolo é um meio e um fim para a disseminação de cultura de segurança.
- Não pode prescindir (dispensar) de planos de capacitação dos profissionais a serem envolvidos na aplicação dos mesmos;
- Comunicação e marketing tem papel fundamental, mas a disseminação é algo maior;
- Dificuldade no dia-a-dia.
- Requer diferentes estratégias, incluindo sensibilização contínua dos profissionais para seu uso adequado;
- Deve sempre ser feito por meio de indicadores validados e reconhecidos;
- Alta direção não realiza monitoramento, mas deve ter conhecimento → ESSENCIAL O ENVOLVIMENTO → importante para a adesão;
- Não deve filtrar somente em médicos e enfermeiros.
- Podem tornar seu uso mais significativo e efetivo nas organizações de saúde;
- Podem comprometer seu uso e impacto, caso não reconhecidos por profissionais especializados no assunto.
Acredito que o TBL poderia ter sido melhor discutido devido a importância do tema, no entanto o especialista não discutiu muito sobre o assunto deixando dúvidas no ar e o texto disponibilizado também estava um pouco confuso dificultando a realização das questões para reflexão.
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