Iniciamos nossa discussão... Para essa atividade realizei na base de dados Scielo e selecionei 03 artigos:
- AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA NA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE SAÚDE;
- AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA PELAS EQUIPES DE ENFERMAGEM DE UNIDADES CIRÚRGICAS;
- CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA: RECOMENDAÇÕES DA ENFERMAGEM.
"Aquilo que não conhece não prioriza"
- Necessidade sobre dedicação de tempo do gestor para a qualidade;
- Ministério da Saúde sinaliza que o gestor tem que "vestir a camisa" para melhorar a qualidade;
- Pensar na melhoria da assistência para o paciente;
- Satisfação do Usuário;
- Líder dirigi valor → então cria valor;
- Se o diretor não se apropriar ↑, não o cria;
- "Amar" mais para discutir a política;
- Tem que acontecer o envolvimento;
- Envolvimento ético-político (não é um contexto do Brasil);
- "Omissão" dos gestores;
- Falta de interesse para projetos estruturadores:
- Precisa de alicerce;
- imagina uma casa de areia;
- Árvore - as vezes é necessário podar na raiz;
- Políticas de saúde:
- Como evoluiu após a implantação do PNSP;
- Movimento positivo;
- Trazer essa discussão;
- Gestão da qualidade → de cima para baixo: "chuveiro";
- Visão mais crítica envolvendo segurança:
- Ainda é preciso desconstruir "PRE - conceito"
- Gestor tem que descobrir que nosso produto é uma assistência de qualidade;
- Conhecimento sobre gestão e assistência - metade/ metade;
- Tem que ter "sensibilidade":
- tem que saber o impacto;
- Aliar assistência e gestão ⇒ sintetizar;
- Banalização do tema devido contexto sócio-econômico-político.
Basicamente é necessária a participação ativa da alta gestão hospitalar para que seja possível a construção da cultura de segurança do paciente!!!!
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